Iníciohome

Sucessão na UFMA: Perguntas ainda sem respostas

Autor: Itamargarethe

Publicado em: 02/04/2019 - 18:40

Acessado: 79 vezes


Na última sexta-feira, o Conselho Universitário da UFMA se reuniu para discutir novas regras para a escolha do novo Reitor. A provocação ao Conselho foi iniciativa pela APRUMA, com o propósito de alterar o Regimento e a Resolução que disciplinam a Consulta à comunidade Universitária.

 

Este fato proporcionou uma semana de intenso debate nos corredores da instituição, culminando em uma sessão bastante movimentada a acalorada. Tudo isso em razão de estarem em pauta proposições que atingiriam em cheio as pretensões de um ex-Reitor que se apresenta como pré-candidato. A proposição que deixava nervosos os seguidores do pretenso candidato era o que impediria a candidatura de docentes que estivessem a menos de quatro anos para a aposentadoria compulsória. Como ele está próximo de completar 73 anos, caso fosse o escolhido na Consulta, se aposentaria após 1 ano e 8 messes da posse.

 

O Conselho Universitário não aprovou a proposição, por ferir direitos, mas nos corredores da UFMA as perguntas inquietantes são: qual seria a motivação para alguém se candidatar a um cargo de Reitor sabendo que poderá exercer o cargo por apenas 1 ano e 8 meses? Seria por vaidade? Por vingança? Para manter um núcleo de poder que gere a instituição por décadas? Ou seria a combinação dos três?


Gostou do post? Deixe um comentário e/ou compartilhe!

Você não está logado. Você pode comentar como anônimo, mas para os seus comentários serem associados a seu perfil e você poder altera-los posteriormente faça login

Infelizmente alguns emojis não aparecerão nos comentários.


Comentários

Leia meus outros textos

Foto de capa do texto 02 de abril de 2019
Chaguinhas participa de caminhada pelo dia Mundial de Conscientização da Pessoa com Autismo

Foto de capa do texto 30 de maro de 2019
Astro de Ogum manifesta pesar pela morte de Helena Leite